Professor Marcelo Serpa, D.Sc. (1961- )

Del Poder, De La Politica y Del Estado (Marcelo Serpa, 2013)
01/10/2013
Alegorias Políticas: da carnavalização à espetacularização (Marcelo Serpa, 2009)
15/10/2013
Show all

ECONOMISTA, COMUNICADOR E CONSULTOR
Estratégia, Pesquisa, Opinião Pública e Ciência Eleitoral

Foto MS

Consultor em opinião pública, pesquisa e ciência eleitoral
(estratégia e operação).
Dezenas de campanhas de comunicação no Brasil e na América Latina.
Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Professor Marcelo Serpa atua na estratégia, planejamento, coordenação, análise e execução de comunicação política-eleitoral e corporativa para dezenas de instituições e clientes em situações diferenciadas dos setores comercial, industrial e de serviços (financeiro, imobiliário, hoteleiro, turístico, educacional, químico-farmacêutico, dentre outros).

Participa de diversas associações, dentre elas  a ABCOP (Diretor RJ), a POLITICOM (Diretor Sudeste) e ALICE (Junta Directiva). *

Atua, ainda, como conferencista, escritor, colunista, consultor técnico e editorial, e integra o conselho editorial do Instituo CPMS de Comunicação e da Revista espanhola Más Poder. Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO – UFRJ (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde coordenou o Curso de Publicidade e Propaganda, chefiou o Departamento de Expressão e Linguagens – DEL, coordena o NUMARK – Núcleo de Marketing e leciona disciplinas diversas de  Publicidade e Propaganda, além do curso de Comunicação Política Eleitoral. Especialista em Marketing pelo Programa Avançado de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PAM / ESPM-RJ) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Bennett (IMB / FIB – RJ).

É professor convidado de diversas instituições de ensino, faculdades e universidades brasileiras nas áreas de comunicação, propaganda e marketing, política e ciência eleitoral, dentre elas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), e o Centro de Estudos de Pessoal (CEP/FDC – RJ).

Curriculo Consultor: Aqui.

Curriculo Lattes: Aqui.

(*)
ABCOP – Associação Brasileira de Consultores Políticos
ALICE – Asosiación Latinoamericana de Investigadores de Campañas Electorales
POLITICOM – Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Marketing e Comunicação Política

 

Currículo – Consultor

Consultor, economista e comunicador.
Dezenas de campanhas de comunicação, desde 1994.
Estrategista, especialista em opinião pública e pesquisa.

Atua no planejamento, coordenação, análise e execução para cerca de 60 clientes e/ou situações diferenciadas de mercado, nos setores comercial, industrial e de serviços (financeiro, imobiliário, hoteleiro, turístico, educacional, químico-farmacêutico, dentre outros).

Autor, colunista, consultor técnico e editorial, conferencista e professor nas àreas de comunicação, propaganda e marketing.

Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade do Brasil (ECO/UFRJ) onde coordena o Núcleo de Marketing e leciona as disciplinas de Planejamento de Campanha, Redação Publicitária e Comunicação Política e Eleitoral.

Professor convidado da FGV, do CEP do Exército e diversas universidades brasileiras.

Membro da Associação Brasileira de Propaganda – ABP e Associação Brasileira de Consultores Políticos – ABCOP.
VINTE ANOS DE ATUAÇÕES BEM SUCEDIDAS

Consultor Independente:

Associação técnica com Cid Pacheco Comunicação e Marketing desde 1993. Reconhecido como estrategista e analista de pesquisas, requisitado por institutos, universidades e empresas privadas nos setores industrial, comercial e de serviços.

Consultor editorial e de marketing na edição do livro “Voto é Marketing II” (1998). Atuação em marketing político eleitoral.

Outras atuações profissionais:

Grupo Unibanco:
Atuação nos bancos de investimento e comercial, com passagens nas áreas de análise de investimentos, comerciais e de marketing. Reporte direto a diretoria e presidência. Gerência de produto do Electronic Bank (office banking e home banking).

Grupo Servenco:
Assessor especial de marketing. Reporte direto à presidência. Setores operados: administração imobiliária (locação e condomínios) e administração hoteleira (rede Rio Flat Service).

 

 

 

 

Currículo – Consultor